terça-feira, 18 de novembro de 2014

ECOLOGIA VI - SUSTENTABILIDADE II

EQUILÍBRIO AMBIENTAL. Senão...
por alvaro





No conceito de saúde se leva em conta o bem estar físico, mas não apenas. Inclui-se também, o bem-estar mental e social. e até mesmo, o bem estar espiritual e ambiental. Então, devemos cuidar da saúde pessoal, mas também da saúde ambiental. E já é hora de sabermos o que significa habitat, nicho ecológico, sustentabilidade, bioma, ecossistema, cadeia alimentar, predação. 



Para cuidarmos da saúde ambiental é preciso  vivenciar o conceito de sustentabilidade. O que é um ambiente sustentável. E, o que é uma vida sustentável, um desenvolvimento e um crescimento sustentável? A sustentabilidade pressupõe uso, mas sem destruição; tirar para sobreviver; tirar sem depredar; usar os recursos ambientais de modo racional, sem desperdício, para que a natureza não seja ferida mortalmente e para permitir a nós mesmos, no futuro e às próximas gerações, a continuidade da vida num entorno saudável, numa terra habitável.



Já são fortes os indícios de que os recursos hídricos estão escasseando, como estão escasseando os recursos minerais específicos. Que, as matas estão rarificando. Que as áreas desérticas estão aumentando. Recentemente, há poucos dias atrás, os E.E.U.U. e a China assinaram um acordo de proteção ambiental. O mundo clama por sustentabilidade. E os empreendimentos que operam com a reciclagem aumentam a cada dia ofertando emprego e renda para que mais pessoas sejam incluídas socialmente. E, é verdade que quase tudo, senão tudo pode ser reaproveitado - madeira, vidro, papel e papelão, ferro e aço. Os produtos orgânicos podem ser reaproveitados para adubo, por exemplo.



Vivemos uma nova era. A era da sustentabilidade e do ecologicamente correto. A ecologia estuda nossas inter-relações na natureza. Interpreta as cadeias e as teias alimentares, os ciclos dos minerais, estuda os biomas e o maior deles, o maior de todos os ecossistemas que é a terra. 



Não diria que a terra está morrendo, Mas, que pede socorro. Assim nos é imposto a responsabilidade ecológica. Que vivamos mais racionalidade e com atitudes de menos desperdício. Senão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário