quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

LEGISLATIVO EM CAMAMU



LEGISLATIVO - Mais do mesmo
por alvaro


Nomes não bastam. É preciso preencher as cadeiras da Câmara Municipal com mais ideias novas, mais cabeças com pensamento bem arejado, com mais trabalho produtivo, com mais projetos políticos e menos negociatas, com mais altivez dos novos e mais coerência dos antigos. Se o Legislativo não for o contraponto, o fiscalizador e o propositor, qual a razão de sua existência? Para que serve um Legislativo Municipal subserviente e ineficiente, um poder a serviço de quem ocupa os cargos? Não pode servir só para oferecer esmolas ao povo na forma de favores em troca de votos, nem para oferecer votos ao executivo em troca de cargos e financiamento para suas pendengas. Não pode existir como cargos para uso próprio, mas mandatos a serviço do povo.

Nada de novo. As velhas práticas com os mesmos... e com novos atores, também. Não é o nome o fato mais importante, mas as práticas, as atitudes, o rumo. Se esta foi uma velha novidade comemorada, não mudamos nem melhoramos nada. Não seria bom ver repetido todo o percurso de quem já passou pela casa e deixou um rastro de pecados e que ainda deve estar tranmitando na justiça. Esperava mais altivez dos novos. E mais cautela dos velhos. Mas não, o que vimemos é mais do mesmo. Basta olhar o ensaio das duas chapas que acabou sendo reduzida a uma. Basta olhar o boato que correu dinheiro. Basta rever a história daquela casa nos últimos 15 anos para perceber que estamos andando em círculos. Um revezamento  de pessoas, uma troca de nomes que não avança.

O que se vê é mais do mesmo. Alguns dos antigos são figurinhas carimbadas com perfil político já bem delineado e que não interessa a cidade no que diz respeito a um Legislativo independente. Os novos que se elegeram com o slogan da mudança, se mudaram, mudaram de residência, para uma mais confortável, mais cara e com acesso mais dificil.

Portanto, que novidade se viu nesta eleição para a presidência do Legislativo Municipal? Zuada, apenas? Repetição de velhas práticas? Arranjos para ocupar o poder? Agrupamentos sem ideologia e sem projetos politicos? Por que nada que se espeerava dos que elegemos, daqueles que apontavam para esperança de novas práticas, para uma Câmara Municipal a serviço do povo sofrido e que não aguenta mais ser tratado como serviçal ou sobreviver da esmola dos que nem sabem o real papel e a responsabilidade dos cargos públicos? 

O debate está aberto. O debate está aberto. Aguardo o contraditório. Mas, o debate de ideias pois, xingar todo mundo sabe. Esbravejar todo mundo sabe. Ameaçar, quase todos ameaçam. Trair se aprende cedo. Vamos ao debate, vamos convidar o povo para opinar. Vamos botar as coisas nos devidos lugares, ou seja: o Poder Legislativo cumprindo seu real papel e não vereadores rodando como birutas de aeroporto a levar pacientes de uma cidade para outra ao invés de cobrar do executivo uma saúde digna. Eles gastam o que não tem e depois esperam a oportunidade de uma votação, de uma eleição, para barganhar, para de joelhos participar de negociatas que coloca outros de joelhos e conseguem que suas próprias finanças voltem aos trilhos. Para alguns deles, o povo que se dane. - 
See more at:http://alvarocamamu.blogspot.com.br/#sthash.oo2PxJEu.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário