segunda-feira, 28 de outubro de 2013

POSTURA SOCIAL DO MAÇÕN

CONGRESSO MAÇÔNICO - ILHEUS 2013

Um comentário de Alvaro


Em Ilhéus – 2013, no Congresso Maçônico será uma ótima oportunidade para se traçar o perfil da atuação do Maçon na  comunidade na qual está inserido. A atitude do Maçon em Loja diz muito pouco do que ele é, pois em geral se segue o  trâmite meramente ritualístico. É importante levantar dados para se estabelecer definitivamente que percentual dos Mações está envolvido em um trabalho social relevante, com prestação de serviço de utilidade pública. Como estão se portando as Lojas Maçônicas, no que diz respeito a estimulação e reconhecimento do trabalho de seus afiliados?

Há Mações que usam a Ordem para benefício próprio, usando a Maçonaria apenas como alavanca para projetos individuais. Querem apenas se dignificar. Na verdade, deve-se esperar do Maçon, também, uma prestação de serviço comunitário relevante, de utilidade pública, para assim contribuir para dignificar cada vez mais a Ordem.  É o trabalho social do Maçon individualmente, como homem de boa vontade sempre de pé e a ordem, que eleva o status da Maçonaria. Claro que o retorno será evidente. Maçonaria forte significa Maçon socialmente reconhecido.

Usar a Ordem, premeditadamente, em benefício próprio, não é atitude maçônica, é parasitismo. A Ordem se dignifica quando os Mações realizam relevante trabalho social de informação, de assistência aos mais necessitados, de orientação e de recuperação daqueles que sozinhos não conseguem levantar.  O combate ao uso abusivo de drogas, o incentivo a participação comunitária, são aspectos de promoção da cidadania que dignificam a Ordem.

A Maçonaria será crescentemente pujante e respeitada quando a maioria dos Mações deixarem de olhar par ao seu próprio umbigo. A exibição de títulos identifica o irmão dentro da comunidade maçônica. Mas a sociedade como um todo precisa ver alguns outros sinais da Maçonaria e do Maçon.

Um Congresso Maçônico é uma oportunidade imperdível para se verificar o perfil do Maçon na sociedade em ele que está inserido. Vamos enfrentar este problema, em novembro, em Ilheus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário