domingo, 28 de julho de 2013

PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

Texto de Alvaro


O pai é Deus todo poderoso.O filho, Jesus Cristo primogênito de Maria. O Papa Francisco é a encarnação do Espírito Santo. Francisco encantou o Brasil pela bondade e simplicidade dos seus gestos e sobretudo pela verdade difundida em seus ensinamentos. Pela coragem  de enfrentar a tudo com delicadeza. Como ele mesmo disse na chegada que iria tentar bater na porta dos nossos corações com delicadeza. Neste caso vale a pena citar Guevara: " endurecer é preciso sem perder a ternura jamais"

Francisco é um Papa que gosta e prefere o trabalho de campo. Prefere o contato direto com o povo, a céu aberto, sem intermediários. Ele gosta do toque da pele e do olho-no-olho. Deu mostras de ser um missionário. Na verdade, ele congrega a síntese dos princípios da ordem dos Jesuítas e dos Franciscanos. Seu gesto - encarnar o andarilho que sai para garimpar fiéis. Conseguiu e passou da conta.

O Encontro dos Jovens em Cristo foi um mega-evento, competindo em presença de público com Rei Momo e com Papai Noel. Jovens fiéis de todo o mundo inundaram as ruas e avenidas no Rio e em São Paulo para ver e ouvir Francisco. Riam, cantavam, choravam, gritavam, deliravam. Definitivamente - O Papa é pop. Um pop-star que encantou o Brasil com um sorriso cordial e também com seus gestos fraternais. Como rastilho de pólvora, foi reacendida aqui a fé cristã, reafirmando os postulados da Igreja Católica Romana.

Os jovens foram alcançados pela mensagem de resgate e de participação nas palavras de Francisco - "Os jovens botam fé em cristo. Cristo bota fé nos jovens". A juventude foi convidada e conclamada a participar da vida política e social do país. Por isso, também, eles se encheram de fé e de entusiasmo. Francisco disse: "eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra acorrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do  que,  no fundo crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. E tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês para tenham a coragem de ir contra a corrente. Tenham a coragem de ser felizes".

O Brasil e os brasileiros, de todos os credos, de todas as idades, de todas as raças, sentirão a falta de um "Francisco brasileiro", só para nós, nos guiando em dias tão difíceis e turbulentos. Tivemos um Joaquim Barbosa que recentemente nos garantiu a justiça. Agora o Papa Francisco encheu nossos corações de esperança. Sentiremos falta do Papa Francisco. Até breve Francisco, com saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário