sábado, 9 de novembro de 2013

CONGRESSO MAÇÔNICO

CONGRESSO ESTADUAL MAÇÔNICO

O congresso Estadual Maçônico - Ilhéus  Ba. - 2013 está sendo aguardado em clima de incertezas e de relativa tensão.

A incerteza decorre da dificuldade na organização por que o GOEB anunciou o congresso à cidade que sediará o evento com tempo escasso para seu planejamento e organização. Embora com dúvidas quanto aos resultados, as Lojas que assumiram o pleito, o fizeram sob protestos e clima de indecisão e divisão interna. Mas, se a comunidade maçônica quiser, responderá positivamente ao apelo de presença e participação. É preciso, no entanto, que a atmosfera democrática seja sentida durante todo o evento para que as manifestações ou alguma discordância seja vista, não como um fato negativo para o crescimento da Ordem, mas como uma voz que destoa daquilo que se considera senso comum ou status quo.

O clima de tensão é motivado por embates que ocorrem, desde junho de 2013, na Loja Esperança e Progresso de Camamu, onde pelo menos três irmão se afastaram temporariamente por divergências em relação a gestão e lideranças na Loja que estão sendo questionadas. O embate poderá transbordar do espaço da Loja para o evento e daí para toda a comunidade maçônica.

Porisso mesmo, dentro da lei e dos princípios maçônicos, muita coisa pode acontecer, independente de qualquer previsão de apenas um ambiente sem o fervor dos dias atuais. Com espírito desarmado mas sem impedir as legítimas manifestações de divergências pertinentes e saudáveis para um avanço em relação posturas questionáveis e passíveis de atualização. Vamos lá participar com espírito maçônico e verdade maçônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário