domingo, 24 de novembro de 2013

PREVENÇÃO DE CANCER DE PROSTATA

A PRÓSTATA


A próstata é uma glândula predominantemente exócrina que faz parte do aparelho reprodutor masculino.  A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma azeitona que está situada no assoalho pélvico, no períneo, entre o reto e a raiz do pênis.  Como a próstata fica próxima ao reto pode ser avaliada pelo toque retal.  E, o toque retal, ainda é o principal exame exploratório dessa glândula, servindo para prevenir o câncer de próstata, ou seja, identificá-lo em fase inicial,  e ainda identificar outras doenças prostáticas.  A próstata produz uma secreção fluida, esbranquiçada, que se soma aos espermatozoides produzidos no testículo e mais a secreção da vesícula seminal,  para compor o esperma. O esperma, portanto, é composto pela secreção da próstata, da vesícula seminal  e de espermatozoides. A secreção prostática é quem  neutraliza a acidez da vagina para deixar viável o espermatozoide com possibilidade de fecundar o óvulo. A secreção líquida produzida pela próstata é importante na reprodução, pois contem substâncias alcalinizastes para neutralizar a acidez que é danosa aos espermatozoides. Para  provocar a contratilidade uterina que aspira o esperma para a cavidade a próstata também produz prostaglandinas. O hormônio que regula a próstata é a dehidrotestosterona produzido no testículo. No homem, a próstata, como o útero na mulher, é  importante para a reprodução, por isso após os 50 anos, é mais comum o decréscimo da funcionalidade desses órgãos - próstata e útero.  

PRINCIPAIS DOENÇAS DA PRÓSTATA
Os problemas e doenças da próstata podem ser divididos basicamente em três categorias: As doenças inflamatórias – prostatites.  A hipertrofia prostática benigna e o câncer de próstata. Os principais exames para avaliar a próstata são: o toque retal, o ultrassom de próstata e o PSA, medido no sangue. Os três exames se complementam, mas o toque retal é o exame mais simples, mais barato e mais direto. Entretanto, os homens, por preconceito, evitam o toque retal que serve para avaliar a próstata.

TRATAMENTO DAS DOENÇAS PROSTÁTICAS
As prostatites são doenças inflamatórias causadas por vírus, bactérias e fungos. Provocam ardor, queimor e desconforto perineal descritos como se uma batata quente estivesse localizada dentro do reto. Antibióticos e antifúngicos são usados para tratar essas doenças inflamatórias da próstata. A Hipertrofia benigna da próstata pode ser tratada, no início com medicamentos, mas quando grande  demais, e o risco de obstrução é iminente pelo grande aumento da glândula a cirurgia para  extirpação da glândula se impõe. A retirada cirúrgica da próstata pode ser realizada por via endoscópica – ressecção transuretral da próstata (RTU) – ou por cirurgia a céu aberto quando se abre o abdômen e a bexiga e literalmente se arranca a próstata de seu sítio que provoca um contínuo sangramento que pode durar até cinco dias, período em que se impõe a irrigação contínua da bexiga com soro fisiológico drenado por sonda transuretral . A retirada da próstata pode causar impotência sexual e um certo grau de incontinência urinária.

 CANCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata ocorre no homem, geralmente após os 65 anos. É mais comum ter uma evolução lenta (cerca de 15 anos para atingir um centímetro). Dado a sua prevalência é importante tema de saúde pública que requer medidas preventivas para sua detecção precoce. Com o toque retal, o ultrassom de próstata e a medida no sangue do antígeno prostático especifico - PSA, as doenças prostáticas, incluindo o câncer podem ser diagnosticados precocemente. Mas, pela sua fácil realização e simplicidade técnica, podendo ser realizado no consultório durante a consulta de rotina, o  toque retal é o procedimento diagnóstico mais importante para se ´perceber alterações na glândula prostática. No entanto, a maioria dos médicos, não realizam esse exame rotineiramente, reservando-se ao urologista incluir na avaliação masculina o toque retal. A próstata é alcançada pelo dedo e através do tato da polpa digital a próstata é avaliada percebendo-se seu tamanho, forma e consistência.

Não há procedimentos seguros e eficazes para que se possa evitar as doenças prostáticas incluindo o câncer de próstata. Mas, é importante que as alterações da próstata sejam diagnosticadas no início, precocemente, quando o tratamento resulta em maiores benefícios. A hipertrofia benigna da próstata provoca desde desconforto urinário até obstrução do fluxo com retenção urinária. Mas, o câncer de próstata, que geralmente evolui em mais de dez anos, pode apresentar curso rápido e fatal. Ademais, o câncer de próstata pode disseminar metástases para órgãos pélvicos e outros a distancia. No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.  Em valores absolutos é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cancers.  O cancer de próstata ocorre geralmente em homens com mais de 65 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário