sábado, 29 de março de 2014

obras de arte

29/03/2014
 às 14:00 \ Tema Livre

FOTOS DE TORCER O PESCOÇO: tetos que são esplêndidas obras de arte

Ultra-moderno teto centenário, na Sagrada Família, obra de Gaudí, em Barcelona, Espanha
O teto da Basílica da Sagrada Família, obra de Gaudí em Barcelona, Espanha, iniciada há 132 anos, ainda é ultramoderno
A Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, teve sua construção iniciada em 1882, ainda não terminou e é considerada a principal obra do grande arquiteto catalão Antoni Gaudí. Seu teto, projetado há mais de um século, é moderníssimo.
Túmulo do poeta persa Hafez, do século XIV, em Shiraz, Iran
Túmulo do poeta persa Hafez, do século XIV, em Shiraz, Irã
Poeta lírico e místico persa, nascido entre 1310 e 1337, o iraniano Hafez ainda hoje tem seus versos decorados e usados como ditados e provérbios. Seu túmulo em Shiraz é uma obra importante da arquitetura iraniana e muito visitado.
Caleidoscópico no santuário de Shah Cheragh, em Shiraz, Iran
Caleidoscópico no santuário de Shah Cheragh, também em Shiraz, Irã
O magnífico Mausoléu Shah Cheraq, ou palácio do Reino da Luz, é um monumento intimamente ligado à causa xiita — foi ali que morreu, em 835, Sayyed Mir Ahmad, irmão do oitavo Imã após Maomé, o Imã Reza. Sua belíssima cúpula de azulejos azuis, ladeada por minaretes dourados é apenas o “aperitivo” — no interior, pequenos espelhos reflretem as preces muçulmanas.
Romântico assim, só podia ser no Taj Mahal, na Índia
Romântico assim, só podia ser no Taj Mahal, na Índia
Taj Mahal é um dos mausoléus mais conhecidos do mundo. Construído em Agra, na Índia, entre 1632 e 1653, é declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Faz parte de uma história de amor real entre nobres: o imperador Shah Jahan mandou construir essa beleza em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Teto colorido do Palácio de Verão, em Pequim, na China
Teto colorido do Palácio de Verão, em Pequim, na China
O Palácio de Verão, em Pequim, na China, é um impressionante complexo de lagos, palácios, jardins e pontes. Foi construído para a família imperial no século XVIII, como um refúgio contra o forte calor do verão na Cidade Proibida, enorme área reservada ao imperador e família na cidade.
Templo do Céu, o símbolo de Pequim, na China
Templo do Céu, em Pequim, China
Igreja de São Francisco, em Chiloé, no Chile, totalmente em madeira,faz parte do Património Mundial da UNESCO
O da Igreja de São Francisco, em Chiloé, no Chile, totalmente em madeira, faz parte do Património Mundial da Unesco

Uma mandala representando o universo no teto de um templo no Nepal
Uma mandala representando o universo no teto de um templo no Nepal
Dragão colorindo no alto do Templo Lungshan em Lukang, em Taiwan
Dragão colorido no alto do Templo Lungshan em Lukang, Taiwan
Teto do Museu Guggenheim, em Nova York
Teto do Museu Guggenheim, em Nova York
Teto da fábrica de cerveja Guinness, em Dublim, na Irlanda
Teto da fábrica de cerveja Guinness, em Dublin, Irlanda
Teto da Capela Sistina
Teto da Capela Sistina, no Vaticano, obra de Michelangelo
Decoração neo-bizantina e arabescos, no alto da Basílica de Notre-Dame de la Garde, em Marselha, França
Decoração neo-bizantina e arabescos, no alto da Basílica de Notre-Dame de la Garde, em Marselha, França
Igreja do Temple em Londres, construída no século XII pelos Cavaleiros Templários
Igreja do Temple em Londres, construída no século XII pelos Cavaleiros Templários
28/03/2014
 às 19:00 \ Tema Livre

ÓTIMO VÍDEO: Dados emitidos por aparelhos de GPS de táxis londrinos Londres geram uma bonita dança de luzes

Táxis em ação em Londres, segundo seus aparelhos de GPS (Imagem: reprodução)
Táxis em ação em Londres, segundo seus aparelhos de GPS (Imagem: reprodução)
Até março de 2011 existiam exatos 22.600 táxis em Londres, de acordo com a autoridade de transporte do Reino Unido, em seu último levantamento publicado sobre o assunto.
E, considerando que anualmente o número quase sempre cresce – ainda segundo o mesmo informe -, é de se supor que hoje em dia circulem na metrópole 24 ou 25 mil dos mundialmente famosos táxis negros, também conhecidos como Hackney Carriages, que podem existir em modelos clássicos ou modernos.
O movimento frequente e frenético desta frota voluptuosa chamou a atenção da produtora de vídeo 422, de Bristol, Inglaterra.
Como parte de uma série que realizou com o intuito de mostrar grandes cidades – e até países – de cima, a partir de dados de satélite animados, a agência traçou um mapa em movimento dos deslocamentos de táxis londrinos.
Juntas e em ação, as milhares de idas e vindas em todas as direções da grande cidade formam, no vídeo Britain From Above – London Taxis(“Grã-Bretanha desde Cima – Táxis de Londres”) uma dança de luzes imprevisível, constantemente mutante e muito bonita.
Não se assustem com o anúncio em inglês dizendo que não dá para ver o vídeo. É só clicar na janelinha “Watch on Vimeo” que ele vai aparecer. Maravilhem-se:

28/03/2014
 às 18:00 \ Vasto Mundo

Acreditem: as duas candidatas que disputam a prefeitura de Paris neste domingo querem cortes drásticos de gastos públicos — começando por seus próprios salários

 Socialist favourite Anne Hidalgo (left) and Nathalie Kosciusko-Morizet, the Right winger Photo: AFP/Getty Images
A candidata socialista Anne Hidalgo e Nathalie Kosciusko-Morizet, do partido de Sarkozy: as duas querem cortar mordomias dos políticos (Foto: AFP/Getty Images)
Em quase tudo divergem as duas candidatas que disputarão o segundo turno das eleições para prefeita de Paris, neste domingo, 30.
Anne Hidalgo, 55 anos, nasceu em Cádiz, na Espanha, e emigrou junto aos pais de origem modesta para a França aos 2 anos de idade, formou-se em ciências sociais, começou sua vida profissional como inspetora do trabalho concursada e é socialista. É a atual vice-prefeita de Paris.
Nathalie Kosciusko-Morizet, 41 anos, conhecida pela sigla NKM, nasceu em Paris de família abonada, repleta de antepassados senadores, prefeitos e magistrados, é formada em Engenharia na renomada Escola Politécnica e é conservadora, integrante do partido União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente Nicolas Sarkozy, de quem foi ministra do Meio Ambiente.
Suas plataformas exprimem, em grande parte, essas diferenças de origem e formação.
Em uma coisa ambas coincidem: querem cortar gastos na manutenção da máquina pública, para investir mais na cidade, e nos cortes incluem os salários do(a) prefeito(a) e dos vereadores, além da diminuição drástica de seus benefícios.
Bem parecido com o que ocorre em um certo país da América do Sul que conhecemos muito bem, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário